VIX e Suzano fazem parceria inovadora para operar caminhão elétrico em Aracruz (ES)
O veículo foi lançado pela VIX e a Suzano é a pioneira no Brasil a operar o caminhão, que foi o primeiro a alcançar a capacidade máxima de tração (CMT) de até 120 toneladas.
O evento reuniu cerca de 40 pessoas entre integrantes VIXPar, colaboradores da Suzano, autoridades, imprensa e convidados externos.
A VIX e a Suzano, maior produtora mundial de celulose, anunciaram uma parceria inovadora para testar o caminhão elétrico de alta capacidade Atlas, na Unidade Aracruz (ES). O lançamento e o início da operação do Atlas foram realizados em 11/06, na Suzano, em um evento que reuniu integrantes do time VIXPar, entre eles nossa CEO, Patrícia Chieppe e o diretor de Florestas, Papel e celulose da VIX e gestor do VIX Veículos Autônomos (VIVA), Elias Alves; além de colaboradores Suzano, imprensa, autoridades e convidados externos.
Para marcar o momento, Patrícia entregou uma placa de homenagem e uma chave simbólicas do veículo aos executivos da Suzano, em referência ao início da operação. O gesto reafirma a parceria de mais de 35 anos da VIX e da Suzano que trilham juntas num caminho de inovação e atitudes sustentáveis, ao integrar o Atlas às operações de transporte de celulose. O veículo é o primeiro do Brasil a alcançar a capacidade máxima de tração (CMT) de até 120 toneladas.
“É uma honra estar aqui com um cliente que está conosco desde o início da fábrica, uma parceria longeva com uma empresa próspera de 100 anos. O projeto Atlas é mais um passo para fortalecer nossa parceria. Sabemos que, para permanecermos relevantes no mercado, precisamos nos atualizar e trazer inovações, e por isso estamos constantemente em busca de novas soluções que atendam as necessidades de nossos clientes, e neste caso, unindo inovação e sustentabilidade, duas palavras que fazem parte do DNA da VIXPar”, disse Patrícia na ocasião.
O Atlas está sendo integrado às operações de transporte da Suzano em Aracruz, marcando um passo significativo na transição energética da frota utilizada no transporte de celulose. A parceria reforça o compromisso da empresa com a inovação sustentável e busca avaliar o desempenho do veículo em condições operacionais reais. “A parceria com a VIX é estratégica para nós, e esse teste representa um marco em nossos esforços para impulsionar a inovação em nossas operações. Acreditamos que essa iniciativa abre caminho para soluções de transporte mais limpas e eficientes”, afirma Beatriz Nalevaiko Venturini, gerente de Excelência Operacional da Suzano.
Alta capacidade
O caminhão elétrico com capacidade para 120 toneladas representa um avanço considerável em relação às capacidades convencionais de carga no mercado, que giram em torno de 40 toneladas totais (peso do caminhão + carga). Desenvolvido a partir de um chassi Mercedes Benz modelo Axor 3344, o Atlas passou por um processo de adaptação para operar com propulsão elétrica. Graças às baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), o veículo pode evitar a emissão de cerca de 21 toneladas de CO2 e economizar até 8.300 litros de diesel por mês.
Elias Alves, diretor de Florestas, Papel e celulose da VIX e gestor do VIX Veículos Autônomos (Viva), vertical de negócios que desenvolveu o caminhão elétrico Atlas, destaca que a iniciativa está alinhada à cultura inovadora da empresa: “Ter um drive de inovação dentro da empresa nos permite testar soluções criativas e arrojadas. A adoção de tecnologias eficientes e sustentáveis é uma grande tendência do mercado, e a VIX se destaca nesse movimento, mantendo-se na vanguarda do setor de logística.”
É como diz nosso Princípio Geramos valor com respeito e sustentabilidade. Deles virão nosso crescimento e perenidade.