Outubro Rosa: a importância da rede de apoio
Nossos valores e princípios são mostrados no nosso dia a dia, e também em momentos desafiadores
Quando a gente fala de rede de apoio, não estamos falando só de familiares, envolve também o ambiente de trabalho e todo o meio que você está presente. Por sorte, a Carla Pessoa teve tudo isso! Ela é esposa de um dos nossos motoristas, o Ricardo Vieira, Siderurgia Usiminar Cubatão, São Paulo, e em 2022 foi diagnosticada com câncer de mama.
“Quando uma pessoa da família adoece, todos os familiares adoecem juntos e a VIXPar nos deu todo o suporte necessário. A empresa foi muito humana e sensível. O Ricardo conseguiu me acompanhar em todos os processos da doença, que não são fáceis! Sem ele do meu lado, sem a compreensão da empresa que o liberava, que nos ajudou com os trâmites do plano de saúde e apoio psicológico, o meu tratamento teria sido mais doloroso”, relata Carla, professora de 52 anos.
Ela faz um alerta também para a importância da prevenção e do cuidado com a saúde. Carla sempre foi muito focada no trabalho, vivia em função da casa, dos filhos, marido e dos compromissos profissionais, que acabou deixando a saúde de lado. Mas, assim que a pandemia passou, ela resolveu fazer um check up, pois começou a sentir cólicas muito fortes e achou que estaria entrando na menopausa. Mas, o resultado foi outro e muito inesperado, a professora estava com câncer de mama.
“Descobri o câncer um dia antes do meu aniversário de 50 anos e foi devastador. Meu câncer já estava na fase 3 e se desenvolveu muito rápido. Achei que o diagnóstico tinha sido o pior momento da doença, mas o tratamento é avassalador, além da retirada da mama. Acho que faltam informações sobre o processo, alertar as mulheres o quanto é doloroso. Acredito que deveriam mudar os protocolos, até mesmo os burocráticos que às vezes limitam os acessos aos exames e acaba demorando muito”, relata Carla.
Depois de momentos difíceis, Carla conseguiu ressignificar aquela situação e tudo aquilo que estava passando. O fato de raspar o cabelo, não a abalou, muito pelo contrário, ela se empoderou e se sentiu ainda mais linda. “Eu não aceitei a morte como resposta e lutei com muita fé, alegria e propósito. Tentei manter a mentalidade boa e comecei a ver a vida com outras nuances”, declara.
Depoimento do marido
“Durante o tratamento da Carla, o apoio que recebi da VIX foi fundamental. Saber que podia contar com a empresa, me deu a segurança e tranquilidade para estar ao lado dela em cada fase desse processo. Esse suporte fez toda a diferença, tanto no trabalho quanto na vida pessoal”, desabafa nosso colaborador Ricardo, esposo da Carla.
Quando uma pessoa da família fica doente, todas as outras pessoas são abaladas. Por isso, a importância de um atendimento humanizado, um olhar sensível para cada situação e um apoio que conforte e dê segurança.